ESPECIALIDADES

FISIOTERAPIA

A fisioterapia é a ciência da saúde que estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades. No Instituto, a exploração inicial do quadro (avaliação fisioterápica) pré ou pós-operatório do paciente e demais alterações musculoesqueléticas é de grande importância.

A fisioterapia ortopédica é a área mais comum associada a esta profissão, que engloba lesões esportivas, o desgaste, bem como pequenos e grandes traumas, pós-condições cirúrgicas e a fisioterapia em Ortopedia/Traumatologia atua também na investigação, prevenção e tratamento das doenças ósseas, musculares, articulares e ligamentares.

São utilizados recursos elétricos, mecânicos, térmicos e hidroterápicos, além da cinesioterapia e técnicas de terapia manual, objetivando aliviar o quadro álgico, eliminar o processo inflamatório, favorecer a circulação sanguínea, fortalecer e alongar determinadas musculaturas. Além disso, objetiva-se a recuperação dos movimentos em sua amplitude total ou fisiológica, melhorar o equilíbrio, a propriocepção e a postura