ESPECIALIDADES

JOELHO

O especialista em joelho deve orientar os pacientes na prevenção de lesões durante a prática esportiva e nas atividades do dia-dia. Caso as lesões ocorram, o profissional deve diagnosticá-las e indicar o tratamento adequado (cirúrgia ou conservador).

PRINCIPAIS DOENÇAS E LESÕES DO JOELHO

Condromalácia Patelar

A condromalácia patelar também pode ser o resultado de uma lesão aguda da cartilagem femoropatelar, causando fissuras e provocando desconforto e dores que não vêm da cartilagem, mas dos tecidos carregados próximos da patela. A patela é um osso com formato triangular, localizado na frente do joelho.

Lesão Meniscal

Não é normal sentir dor nos joelhos se o sintoma afeta a rotina. O incomodo deve ser avaliado por um médico especialista. Uma das causas da tensão no local pode ser lesão nos meniscos.
Eles são duas estruturas que ficam dentro do joelho, localizadas entre a tíbia e o fêmur. O menisco tem uma superfície lisa com grande capacidade de adaptar-se à compressão, deformando-se e retornando à sua forma original.

Lesão Ligamentar

O ligamento é uma estrutura fibrosa, semelhante a uma corda, e apresenta diferentes espessuras de acordo com sua
localização. O ligamento conecta um osso a outro dentro de uma articulação e sua principal função é de estabilizar a junta,
ou seja, mantê-la no lugar a fim de impedir que um osso se desloque sobre o outro e assuma uma posição anormal.

Tendinite Patelar

Mais comumente observada em adultos jovens, a tendinite patelar está associada à flexibilidade diminuída da musculatura posterior da coxa e a movimentos repetitivos de contração extrínseca (o músculo permanece contraído enquanto há alongamento das fibras musculares) do mecanismo extensor do joelho, também conhecido como quadríceps femoral.
Inicialmente, a tendinite patelar se apresenta por dor insidiosa na borda inferior da patela, principalmente após a prática esportiva. Mais tarde a dor pode inclusive aparecer durante a atividade física e em flexão prolongada dos joelhos limitando o desempenho.

Lesão Ligamento Cruzado

A ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho é uma lesão frequente nos esportes. A entorse é, disparadamente, o movimento que mais lesa estruturas intrínsecas do joelho. Pelo fato desta estrutura não cicatrizar, é de comum acordo entre a maioria dos cirurgiões de joelho no mundo de que tanto uma lesão total quanto parcial em pacientes ativos e que tenham queixas de falseio, que o indivíduo deve ser submetido a cirurgia de reconstrução para que possa restabelecer a estabilidade e função.

Artrose de Joelho

A artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações (juntas) do organismo, marcada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades.
A dor ao nível do joelho geralmente é o primeiro sintoma da artrose. Essa dor é de caráter progressivo. Acentua-se com a atividade física (degraus, subida e descida de escadas, esportes de contato e movimentos repetitivos) e é diretamente proporcional ao excesso de peso.

CIRURGIAS MAIS FREQUENTES DE JOELHO

Artroscopia de Joelho

A artroscopia permite ao médico olhar diretamente para as estruturas de dentro da articulação, como os ligamentos, a cartilagem e outras estruturas.
Este procedimento pode ser usado tanto para diagnosticar, quanto para realizar o reparo de um problema articular. O equipamento é munido de uma fonte de luz e uma câmara de vídeo em sua ponta. As imagens geradas da câmera são vistas em um monitor de vídeo. O procedimento é todo realizado com o cirurgião olhando para o monitor.
Ao contrário das cirurgias abertas, em que o médico precisa fazer um corte maior, a artroscopia geralmente é menos dolorosa e permite um tempo de recuperação mais rápido.

Reconstituição Ligamentar Joelho

É um procedimento cirúrgico que visa reconstituir os ligamentos da região. O joelho possui dois ligamentos (cruzado anterior e cruzado posterior) responsáveis para lhe garantir estabilidade. Não é recomendada a cirurgia imediatamente após a lesão. Espera-se inicialmente a redução do processo inflamatória para, depois, realizar-se o procedimento. Geralmente o período de três semanas é suficiente.

Artroplastia Total de Joelho

Tem como objetivo substituir a articulação “doente” por uma articulação artificial (prótese). A articulação danificada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo joelho seguro e confortável.
Melhora da dor Correção das deformidades Recuperação dos movimentos necessários para as atividades de vida diária, como sentar, andar, subir e descer escadas.

Viscossuplementação de Joelho

É um tratamento utilizado para reposição de fluídos nas articulações com desgaste. A viscossuplementação pode proporcionar alívio sintomático significante e seguro para pacientes com artrose do joelho.