ESPECIALIDADES

MEDICINA ESPORTIVA

A Medicina Esportiva, hoje mais conhecida como Medicina do Esporte e do Exercício, é o ramo da medicina direcionado à investigar a influência do esporte e do exercício sobre pessoas saudáveis ou não.

Cabe ao médico do esporte observar as necessidades específicas de atletas amadores ou profissionais afim de atingir os seus objetivos, tais como: melhora do desempenho esportivo, ganho de massa muscular, prevenções de lesões articulares e musculares, além de acompanhar àqueles portadores de doenças crônicas (hiperteção arterial, diabetes, dislipidemia, entre outras).

A Medicina do Esporte avalia o seu paciente através de uma abordagem sobre seu estado de saúde atual e suas pretensões de exercício. Esta análise leva o medico a buscar um protocólo de investigação para desenvolver um plano de ação individualizado para seu paciente.

Intimamente ligada à medicina esportiva, a fisioterapia esportiva tem como principal objetivo melhorar as condições físicas dos atletas para que eles possam retomar o mais rápido possível as suas atividades, tanto as rotineiras quanto as relacionadas aos exercícios físicos.