OMBRO E COTOVELO

Tendinite do Manguito Rotador

O que é o tendinite do manguito rotador?

Tendinite do manguito , ou tendinite, ocorre quando os tendões e músculos que ajudam a mover a articulação do ombro está inflamada ou irritada. Ocorre comumente em pessoas que praticam esportes que exigem muito do braço. Tendinite do Manguito rotador também é chamado de síndrome do impacto.

Essa condição geralmente ocorre ao longo do tempo. Ele pode ser o resultado de manter o ombro em uma posição por um tempo, dormindo no ombro de cada noite, ou participar em atividades que exigem estendendo o braço por cima da cabeça.

Os atletas que praticam esportes que exigem estender o braço por cima da cabeça, comumente desenvolvem manguito rotador tendinite. É por isso que a condição também pode ser referido como:

- ombro do nadador
- ombro do arremessador
- ombro tenis

A maioria das pessoas com tendinite do manguito rotador pode recuperar a função total do ombro, sem qualquer dor após o tratamento.

Quais são os sintomas do tendinite do manguito rotador ?

Os sintomas de tendinite do manguito rotador tendem a piorar com o tempo. Eles podem ser aliviados com repouso, mas podem mais tarde se tornar constantes. Os sintomas que vão além do cotovelo, geralmente indicam um outro problema.

Os sintomas de tendinite do manguito rotador incluem:

- Dor e inchaço na frente do ombro e do lado do braço
- Dor provocada por elevação ou abaixamento do braço
- Um som de clique quando levantar o braço
- Rigidez
- Dor que faz com que você acordar do sono
- Dor quando chegar por trás das costas
- Uma perda de mobilidade e força no braço afetado

Como o manguito rotador tendinite é diagnosticado?

Se você está tendo sintomas de tendinite do manguito rotador, o seu médico irá começar examinando seu ombro. Você vai ser questionado para ver onde está sentindo dor e sensibilidade. Seu médico também irá testar a sua amplitude de movimento, pedindo-lhe para mover seu braço em certas direções.

O seu médico pode também testar a força de sua articulação do ombro, pedindo-lhe para pressionar contra sua mão. Também podem verificar o seu pescoço para verificar se há condições, tais como um nervo comprimido ou artrite que podem causar sintomas semelhantes à rotador tendinite do manguito.

É possível que seu médico peça exames de imagem para confirmar o diagnóstico de tendinite do manguito rotador e descartar quaisquer outras causas de seus sintomas. Um raio-X pode ser encomendado para ver se você tem um esporão ósseo. Em alguns casos, até um ultra-som ou ressonância magnética podem ser requisitados para verificar se há inflamação no manguito rotador e para verificar qualquer ruptura.

Tratamentos

Como que a dor da tendinite do manguito rotador é tratada?

- Evitar atividades que causam dor
- Aplicar compressas frias para o seu ombro três a quatro vezes por dia
- Tomar medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) como o ibuprofeno e naproxeno

Tratamento adicional pode incluir:

Fisioterapia
A fisioterapia será inicialmente composto por alongamento e outros exercícios passivos para ajudar a restaurar a amplitude de movimento e aliviar a dor. Uma vez que a dor está sob controle, seu fisioterapeuta vai ensinar-lhe exercícios para ajudar a recuperar a força no braço e ombro.

Esteroides
Se a sua tendinite do manguito rotador não está a ser melhorada por um tratamento mais conservador, o seu médico pode recomendar uma injeção de esteroides. Esta é injetada no tendão para reduzir a inflamação, o que reduz a dor.

Cirurgia
Se o tratamento não-cirúrgico não for bem sucedido, o seu médico pode recomendar a cirurgia. A maioria das pessoas experimentam recuperação completa após a cirurgia do manguito rotador. A forma mais não-invasiva da cirurgia do ombro é realizada por via artroscópica. Trata-se de dois ou três pequenos cortes ao redor do ombro, através do qual o seu médico irá inserir vários instrumentos. Um desses instrumentos terá uma câmera, então seu cirurgião pode ver o tecido danificado através de pequenas incisões.

A cirurgia aberta ombro geralmente não é necessária para a tendinite do manguito rotador. No entanto, este método pode ser usado se houver outros problemas no ombro, como um grande rasgo tendão. A cirurgia envolve a recuperação, que consiste em repouso e fisioterapia para restaurar a força e amplitude de movimento.