ESPECIALIDADES

PÉ E TORNOZELO

O médico de pé e tornozelo tem como objetivos o diagnóstico de lesões e deformidades articulares, o reconhecimento de alterações biomecânicas e o correto tratamento das alterações ósseas, tendinosas e articulares do pé e tornozelo, sejam elas decorrentes de traumas agudos, doenças crônicas ou alterações congênitas.

PRINCIPAIS LESÕES DO PÉ E TORNOZELO

Joanete (Halux valgo)

O joanete, denominação popular da deformidade do Hálux Valgo, é uma saliência óssea que se forma na articulação na base do seu dedão do pé.
A pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos, especialmente os de pontas estreitas e saltos, é a principal causa para a ocorrência de um joanete.

Fasceiite Plantar

A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar.
Trata-se de uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos.
A fascite plantar ocorre quando há muita tensão ou uso excessivo da fáscia plantar, o que pode provocar dor e dificuldade para caminhar.

Entorse de Tornozelo

A entorse de tornozelo é uma torção do pé muito comum. Sendo esta a causa de mais de 85% das lesões no tornozelo. Na maioria dos casos.
ocorre uma pequena lesão, sem ruptura de ligamentos e com prognóstico terapêutico.A entorse é muito freqüente em atletas em que o esporte exija movimentos bruscos, de torção e/ou corrida.

Tendinopatia

Mais conhecida como tendinite, a tendinopatia é o nome que se dá para as lesões que afetam tendões e estruturas responsáveis para gerar força entre músculo e ossos.
A tendinopatia ou tendinite acontece quando há um rompimento do tendão e essa doença está relacionada também ao envelhecimento e comprometimento vascular.

Metatarsalgia

Metatarsalgias são várias afecções que se caracterizam por produzir dor no ante pé (parte da frente do pé, logo antes dos dedos) e, na maioria das vezes, calosidades nessa mesma região após sua instalação.As metatarsalgias acometem os adultos, sendo raras nas crianças.

CIRURGIAS MAIS FREQUENTES DE PÉ E TORNOZELO

Tenoplastia

Tenoplastia é um procedimento em geral de reparo do tendão que não está seccionado, assim nessa situação o tendão está ativo e funcionante.

Reconstrução ligamentar

A cirurgia consiste na reconstrução dos ligamentos lesados. A técnica mais usada atualmente é chamada de cirurgia de Brostrom. Esta técnica utiliza um tecido do próprio pé, chamado retináculo, pra reconstruir os ligamentos.
O procedimento é bastante simples, pouco doloroso e com excelentes resultados.

Artrodese

Utilizadas para correções de deformidades geradas normalmente por doenças como artrite é feita a cirurgia de artrodese de tornozelo ou pé.
A artrodese é indicada para envolvimento em retropé, antepé, pé ou dedos. É indicativo de cirurgia quando há dor debilitante, instabilidade acentuada e deformidade dos dedos.

Osteotomia e artroscopia

Geralmente esse tipo de cirurgia é feito nos membros de locomoção que têm seus movimentos tolhidos por anomalias ósseas. Em alguns casos, faz-se a extração de fragmentos do osso que contém a deformidade.
Procedimento utiliza microcâmeras para visualizar a articulação sem ter que abri-la.

Condroplastia

Remodelagem da cartilagem através de raspador, cureta, broca ou microfraturador. Removendo a cartilagem articular solta e tratando o osso subjacente.