ESPECIALIDADES

QUADRIL

Com o avanço da medicina, surgiu a especialização em quadril.

O médico especializado nessa área dedica-se a diagnosticar e tratar as patologias que podem acontecer na região coxo-femural.

PRINCIPAIS LESÕES DO QUADRIL

Osteoartrose do Quadril (coxartrose)

Coxartrose é a nomenclatura que se atribui à artrose da anca (articulação coxofemural). Esta articulação é formada pela cabeça
do fémur, que roda no acetábulo, sendo este último composto pelos ossos da bacia.

Osteonecrose do Quadril

É uma condição dolorosa que ocorre quando o suprimento de sangue para o osso é interrompido. Seria o equivalente ao um infarto do coração, porém na cabeça femoral. Sem um suprimento de sangue as células ósseas morrem, levando a alterações do formato e funcionamento do quadril.

Impacto Fênoro – Acetabular

O termo Impacto Fêmoro Acetabular (I.F.A.) refere-se a uma alteração do formato e do funcionamento biomecânico do quadril. Nesta situação, ocorre contato ou deslizamento anormal entre o fêmur e o acetábulo.

Pubalgia

Condição médica caracterizada pela ocorrência de dor na região do púbis (osso do quadril). Pode ser causada por intensos treinos físicos, causando inflamações e consequentemente dores, sendo estas muitas vezes incapacitantes.
Os principais sintomas são as dores na região do púbis: durante a prática de abdominais, ao se levantar, ao tossir, espirrar e na realização de atividades físicas.
O tratamento para pubalgia é conservador, com a realização de fisioterapia, sob orientação médica.
Normalmente, durante as sessões de fisioterapia para pubalgia, o paciente realiza exercícios que ajudam a fortalecer os músculos do abdômen e da coxa, tornando o tratamento mais eficaz.
A cirurgia para pubalgia é utilizada apenas nos casos mais graves, quando o problema não fica tratado apenas com o uso de fisioterapia.

CIRURGIAS MAIS FREQUENTES DO QUADRIL

Artroplastia Total do Quadril (prótese de quadril)

Prótese – ou artroplastia – de quadril é o nome dado ao procedimento para substituição do quadril natural por outro quadril protético.
A indicação mais comum para este procedimento é a coxartrose (artrose, ou "desgaste" da cartilagem do quadril). Quando o quadril sofre um processo degenerativo e torna-se doloroso e limitado, esta cirurgia pode ser indicada para restaurar o movimento e aliviar a dor, melhorando a qualidade de vida.

Artroscopia do Quadril (Cirurgia por vídeo)

Artroscopia de quadril é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva e possibilita que cirurgias com grandes incisões possam ser feitas com pequenos cortes e menores complicações. As principais indicações são as lesões labrais, impacto fêmoro acetabular, trauma e lesões ligamentares. A evolução no entendimento das doenças do quadril e nos materiais tem feito com que muitos pacientes se beneficiem desta técnica.