Conheça alguns fatores que causam a fadiga muscular

Na teoria, a fadiga é definida como a falta de capacidade na manutenção de alguma determinada potência ligada a alterações no metabolismo, que ocorre durante a prática de um exercício físico, impedindo o esforço completo do corpo. Ela representa um grande problema em nosso meio, cujos fatores não são totalmente conhecidos e esclarecidos.

As causas da fadiga, são variáveis de acordo com a natureza, intensidade e duração dos exercícios, composição do tipo de fibra muscular e nível de condicionamento físico e até mesmo alguns fatores ambientais.

Um dos fatores, chama-se “fadiga consciente”, uma decisão voluntária do indivíduo, que foi tomada em decorrência do esforço fora do comum. Além disso, o excesso de cálcio na célula, contribuem para a fadiga muscular.

A explicação para isto é, que em exercícios de longa duração existe uma queda de PH e diminui a sensibilidade das proteínas, pelo cálcio, o que dificulta o retorno da substância para os reservatórios de cálcio (retículo sarcoplasmático), fazendo com que ele fique concentrado na célula, diminuindo a contração muscular.

Outro fator, é, quanto mais intenso o exercício, maior a produção de hidrogênio e maior a acidez muscular. Porém, esta acidez, dificulta a atividade das enzimas fundamentais na produção de energia. Quando isso ocorre, nosso organismo reage e alguns agentes entram em ação, neutralizando o hidrogênio que “sobra”, caso isso não aconteça corretamente, ou se a concentração não for suficiente, as atividades são interrompidas.

Evite a fadiga, faça treinos aeróbicos e alongamentos, para melhorar o desempenho geral das atividades, antes e depois dos exercícios.

Siga-nos em nossas
redes sociais

O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061