O Fundador

#DROSMARETERNO

Osmar de Oliveira
In Memoriam

O Dr. Osmar de Oliveira nasceu em São Paulo e desde criança começou a demonstrar sua paixão pelo esporte, e em especial pelo Corinthians, que ele enfatizava ser seu time de alma, uma vez que esta nunca morre.

Nos anos 60 ingressou na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica em Sorocaba (SP) e posteriormente teve sua formação ortopédica na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, quando então passou a atuar naquilo que mais gostava - a Medicina e o Esporte.

Estagiou no futebol no Esporte Clube São Bento de Sorocaba e rapidamente já se tornou médico do Sport Club Corinthians Paulista, da confederação Brasileira de Basketball e do Comitê Olímpico Brasileiro.

Em 1979 formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da Fundação Cásper Líbero e daí então esteve presente em todas as emissoras de televisão aberta e de outros órgãos de comunicação como narrador, comentarista e editor.

Seu currículo inclui passagens por várias Copas do Mundo de Futebol e de Jogos Olímpicos.

Como professor das Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG) e das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) deixou um legado de alunos que se entusiasmaram por evoluir profissionalmente. Nos anos 70 foi um grande incentivador da criação de curso de Medicina Esportiva e também do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, do qual foi presidente.

Precursor dos exames antidopagem no Brasil tornou-se um dos mais respeitados nessa área.

A fundação do Instituto Osmar de Oliveira foi um grande sonho, que mesmo com a sua morte em julho de 2014, continua exercendo o seu papel de responsabilidade e de humanismo no atendimento daqueles que o procuram.

Atualmente, o Instituto Osmar de Oliveira permanece com a chama viva de seu fundador, que deixou grandes conquistas para a Medicina Esportiva do Brasil associado a um imenso sentimento de respeito e por isso também fica nossa eterna gratidão.