5 Principais Lesões na Corrida

20 de setembro de 2021 por Osmar0
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Antes de calçar seu par de tênis e sair correndo por aí, saiba que apesar dos inúmeros benefícios, a corrida é um esporte que assim como outras modalidades, pode causar determinadas lesões.

Elas podem ocorrer pelo uso do tênis inapropriado, falta de alongamento, postura errada, falta de descanso e até mesmo o excesso de treino. Conheça as 5 principais lesões que podem acontecer na prática da corrida:

1 – Fascite Plantar: A lesão se manifesta com dor de fisgada na planta do calcanhar, podendo irradiar para baixo do arco ou até a parte da frente do pé. Pode ser causada por excesso de pronação e pouca flexibilidade nas panturrilhas, sendo mais comum em pessoas que estão acima do peso, ou que fiquem longos períodos em pé;

2 – Tendinite Calcânea: É a inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao calcanhar. Entre as principais estão o volume de treino excessivo, falta de aquecimento, desvios de eixos nos pés, baixa elasticidade/alongamento e fraqueza dos músculos da panturrilha;

3 – Canelite: Lesão comum principalmente nos que ainda não se adaptaram às atividades ou que exageram no ritmo dos treinamentos. É uma inflamação na canela causada pela sobrecarga da tíbia. O principal sintoma é a dor forte na frente da perna;

4 – Entorse de tornozelo: É uma lesão dos ligamentos que ocorre após uma torção no pé. O tratamento inicial sempre envolve proteção do pé torcido e reabilitação fisioterápica.

5 – Fraturas por estresse: Geralmente ocorrem na tíbia, metatarsos, fíbula e navicular e são o resultado de um desequilíbrio entre estresses mecânicos locais e o remodelamento ósseo. As causas são diversas e a fratura pode se relacionar com a insistência do corredor em treinar mesmo sabendo que seu corpo já está dando sinais como dor e fadiga.

É importante lembrar que também existem diversos fatores envolvidos no surgimento de lesões. Alguns deles são imprevisíveis, mas uma boa parte pode ser evitada. Uma forma de prevenção é realizar um aquecimento específico antes de iniciar qualquer modalidade esportiva.

Além disso, é importante seguir à risca todas as recomendações de um profissional, que poderá indicar a melhor forma de recuperação para o seu problema.


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