Artrite Reumatóide: Como diagnosticar?

28 de julho de 2020 por Osmar0
Design-sem-nome-7.png

Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica e autoimune, que pode afetar várias articulações e também órgãos internos (baço, pulmões, coração e rins). A sua causa é desconhecida e mais frequente no sexo feminino (2:1).  Os seus sintomas se manifestam geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade. O seu diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para o controle   da doença e da prevenção ou minimização de sequelas.

QUADRO CLÍNICO

Os sintomas mais comuns são dor, edema, calor e vermelhidão, rigidez matinal e fadiga.  Com a progressão da doença, havendo destruição da cartilagem articular, podem surgir deformidades (nódulos) e incapacidade para realização das atividades tanto da vida diária como da profissional.

DIAGNÓSTICO

Naturalmente o quadro clínico é soberano e é necessário que alguns critérios sejam  levados em conta para se estabelecer a investigação para confirmação diagnóstica, tais como a coleta de sangue para pesquisa de Fator Reumatóide e de VHS e PCR para avaliar a atividade inflamatória da doença, de radiografias de mãos e punhos para surpreender erosões ósseas e deformidades, ou ainda outros tipos de imagens que podem ser solicitadas para melhor elucidação de cada caso.

TRATAMENTO

O profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e indicar tratamentos para a artrite reumatóide é o reumatologista.

O tratamento medicamentoso é sempre individualizado  (onde se avalia o estágio, atividade e gravidade da doença) e modificado conforme a resposta de cada paciente, mas invariavelmente vai necessitar de antiinflamatórios e corticóides e as vezes de imunossupressores. Em alguns pacientes há indicação de tratamento cirúrgico,

Fisioterapia e terapia ocupacional contribuem para que o paciente possa continuar a exercer as atividades da vida diária.

Se está buscando orientação profissional ou precisa de fisioterapia, nós estamos aqui para ajudar. Não deixe de agendar uma consulta pelo nosso site! Clique AQUI!


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


instituto
O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 39 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados