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20/set/2021

Antes de calçar seu par de tênis e sair correndo por aí, saiba que apesar dos inúmeros benefícios, a corrida é um esporte que assim como outras modalidades, pode causar determinadas lesões.

Elas podem ocorrer pelo uso do tênis inapropriado, falta de alongamento, postura errada, falta de descanso e até mesmo o excesso de treino. Conheça as 5 principais lesões que podem acontecer na prática da corrida:

1 – Fascite Plantar: A lesão se manifesta com dor de fisgada na planta do calcanhar, podendo irradiar para baixo do arco ou até a parte da frente do pé. Pode ser causada por excesso de pronação e pouca flexibilidade nas panturrilhas, sendo mais comum em pessoas que estão acima do peso, ou que fiquem longos períodos em pé;

2 – Tendinite Calcânea: É a inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao calcanhar. Entre as principais estão o volume de treino excessivo, falta de aquecimento, desvios de eixos nos pés, baixa elasticidade/alongamento e fraqueza dos músculos da panturrilha;

3 – Canelite: Lesão comum principalmente nos que ainda não se adaptaram às atividades ou que exageram no ritmo dos treinamentos. É uma inflamação na canela causada pela sobrecarga da tíbia. O principal sintoma é a dor forte na frente da perna;

4 – Entorse de tornozelo: É uma lesão dos ligamentos que ocorre após uma torção no pé. O tratamento inicial sempre envolve proteção do pé torcido e reabilitação fisioterápica.

5 – Fraturas por estresse: Geralmente ocorrem na tíbia, metatarsos, fíbula e navicular e são o resultado de um desequilíbrio entre estresses mecânicos locais e o remodelamento ósseo. As causas são diversas e a fratura pode se relacionar com a insistência do corredor em treinar mesmo sabendo que seu corpo já está dando sinais como dor e fadiga.

É importante lembrar que também existem diversos fatores envolvidos no surgimento de lesões. Alguns deles são imprevisíveis, mas uma boa parte pode ser evitada. Uma forma de prevenção é realizar um aquecimento específico antes de iniciar qualquer modalidade esportiva.

Além disso, é importante seguir à risca todas as recomendações de um profissional, que poderá indicar a melhor forma de recuperação para o seu problema.


15/set/2021

A tíbia é um dos ossos da perna, que também participa da sustentação do corpo. Ela faz parte de duas articulações: o joelho e o tornozelo.

Além de ajudar no suporte do peso, a tíbia é fundamental para a realização de muitos movimentos, desde uma simples caminhada até um salto complexo.

A fratura do pilão tibial, é uma lesão causada por traumas graves, decorrentes de quedas de moto, acidentes automobilísticos, atropelamentos, quedas de altura etc.

Os principais sintomas da fratura do pilão tibial são a dor e inchaço que deforma a perna, além de incapacidade de apoiar o peso do corpo. A presença de bolhas, aumento da pressão dentro da perna e a exposição óssea (fratura exposta) também podem estar presentes e inspiram maiores cuidados.

O diagnóstico é realizado através da história clínica e pelos sintomas apresentados pelo paciente, em conjunto com exames complementares de raio x e tomografia.

Na maioria dos casos, o osso do pilão tibial fica fragmentado em pequenos pedaços e precisa ser reconstruído da melhor maneira possível para que as sequelas pós-traumáticas sejam minimizadas.

Infelizmente, a maioria dos pacientes que sofrem esse padrão de fratura do pilão tibial ficam com algum tipo de sequela definitiva, podendo ser um inchaço frequente, limitação dos movimentos do tornozelo, dor aos esforços físicos, entre outros.

Se você está com dor ou sofreu algum trauma recentemente, procure o Instituto Osmar de Oliveira!


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05/set/2021

A técnica de cirurgia minimamente invasiva surgiu em meados de 1980 e vem se aperfeiçoando até hoje, conquistando o seu espaço na medicina.

Apresentando melhores resultados principalmente no pós-operatório, onde a recuperação e a cicatrização são mais rápidas e melhores esteticamente, a técnica de cirurgia minimamente invasiva é realizada por videolaparoscopia e endoscopia, preservando a anatomia dos tecidos e dos órgãos.

As áreas de atuação costumam ser em casos como hérnia de disco, coluna, fraturas, lesões entre outros, em procedimentos como: artroscopia, infiltrações articulares, radiofrequência e cirurgia robótica.

Porém, ela só é indicada quando o problema pode ser resolvido de forma mais simples, ou seja, não há riscos de possíveis complicações.

No geral, o paciente recebe anestesia geral e não sente nenhuma dor. Tudo é feito de forma rápida e com a realização de pequenos cortes, que acabarão cicatrizando de forma mais rápida.

Por este motivo, a recuperação é muito eficiente e geralmente o paciente recebe alta em um ou dois dias.

Outra vantagem é que mesmo que seja realizada em um órgão bastante importante, as cicatrizes que o paciente apresentará são menores. Ou seja, é possível ganhar em qualidade de vida e retornar à rotina muito mais rápido do que em cirurgias convencionais.

Caso você tenha doenças de tratamento cirúrgico, procure um médico especialista para saber se a cirurgia minimamente invasiva é a melhor indicação para o seu caso.


30/ago/2021

A Canelite é uma inflamação na canela que afeta o osso da perna, chamado tíbia e que está localizado na canela.

Essa inflamação surge por movimentos repetitivos de impacto, principalmente em pessoas que praticam esportes como corridas, caminhadas, vôlei e basquete. Mas, temos 5 dicas de exercícios para aliviar as dores e prevenir a Canelite:

1. Ponta do pé: fique de pé com a coluna ereta e com os pés juntos, para você elevar o peso do seu corpo. Sobe e desce com calma repetindo o processo.
3 séries de 15;
2. Calcanhares: em pé com a coluna ereta, apoie o seu peso sobre os calcanhares jogando o seu corpo para trás e vai voltando devagar para a posição, onde o seu pé fique plano ao chão.
3 séries de 15;
3. Caminhando na ponta dos pés: escolha um ambiente da sua casa para fazer este exercício. Você precisará caminhar na ponta dos pés até atravessar este ambiente, ao chegar você irá voltar andando normalmente. Faça esse processo por 3 vezes;
4. Caminhando sobre os calcanhares: semelhante ao exercício anterior, agora você precisará caminhar sobre os seus calcanhares e depois voltar andando normalmente. Faça o processo por 3 vezes também;
5. Dorsiflexão: você irá precisar de um elástico, mas caso você não tenha, pode utilizar uma toalha. Escolha um lugar confortável para se sentar e com o elástico ou toalha, coloque sobre a ponta dos seus pés e puxe em direção a você. Não pode dobrar a perna e lembre-se de manter a coluna ereta. Faça esse exercício com um pé de cada vez intercalando. 3 séries contando até 20.

É importante buscar orientações do fisioterapeuta, para ser direcionado ao um tratamento mais adequado a você. Procure o Instituto Osmar de Oliveira, agende uma avaliação e nos conte: você já sentiu dor na canela ao praticar algum exercício?


23/ago/2021

Qual é a posição do seu corpo enquanto você anda, dirige ou trabalha? Se os ombros estão sempre caídos e a coluna encurvada, você está correndo sérios riscos de apresentar dores nas costas e comprometer o funcionamento de diversos órgãos.

Por isso, saber como corrigir a postura e realizar a reeducação postural correta é essencial para evitar que esses problemas aconteçam:

  1. Preste atenção à sua postura ao longo do dia: Uma postura ruim é resultado de pequenos hábitos diários que podem passar batido. Pode até parecer difícil prestar atenção aos detalhes, mas com um pouco de esforço é possível mudar atitudes que, a longo prazo, farão toda a diferença.
  2. Escolha uma posição confortável para dormir: Para uma postura correta, durma posicionado de barriga para cima e evite travesseiros muito altos. Outra dica é dormir de lado e com um travesseiro entre as pernas para aliviar o peso nos joelhos e evitar rodar demais a coluna.
  3. Evite carregar pesos em excesso: Carregar peso em excesso é um fator que o distancia, cada vez mais, de uma postura correta. Sacolas de supermercado, por exemplo, devem ter o peso distribuído nos dois braços para evitar sobrecarregar em apenas um lado.
  4. Faça exercícios físicos e alongamentos constantes: Exercícios físicos ajudam a fortalecer os músculos que oferecem uma base de sustentação mais eficiente para todo o corpo, prevenindo as lesões causadas por músculos fracos e flácidos. Isso pode ser feito com musculação, natação, yoga, pilates e RPG.
  5. Invista em ergonomia no trabalho: É praticamente impossível trabalhar em um local que esteja totalmente adaptado às condições do seu corpo. Invista em ergonomia na empresa, como cadeiras e adaptadores corretos.

Repense os seus hábitos e comece a aplicar essas dicas na sua rotina. Assim, você se prevenirá de problemas ainda mais sérios no futuro e que podem interferir na sua qualidade de vida de maneira definitiva. Em caso de dúvidas sobre a reeducação postural, procure o Instituto Osmar de Oliveira.

 


16/ago/2021

Poucos conhecem a importância da fisiatria, a área da medicina responsável pelo tratamento de diferentes eventos decorrentes de traumas, lesões do sistema nervoso (central ou periférico), doenças reumáticas, doenças vasculares e das dores crônicas observadas na coluna e nos membros superiores e inferiores. Mas como o fisiatra pode te ajudar?

Ainda que todas as especialidades cuidem das dores, é o fisiatra que tem como foco a reabilitação do paciente que está com a mobilidade comprometida por doença ou por lesões.

O fisiatra avaliará o paciente e o orientará sob o ponto de vista medicamentoso e fisioterápico.

As questões médicas específicas da reabilitação incluem controle da dor, da função intestinal, da bexiga neurogênica, da disfagia, da ataxia de marcha e movimento, do controle da espasticidade e educação da doença.

Na fisiatria, o profissional é capaz de receitar tratamentos em diferentes abordagens, que vão de medicamentos, sessões de fisioterapia, bloqueios neuromusculares e infiltrações que podem ser feitas com diferentes medicamentos diretamente em uma determinada área do corpo.

A reabilitação fisiátrica se concentra no paciente como um todo ou em cada um dos principais sistemas orgânicos que estejam afetando as funções.

Finalmente, o fisiatra ajuda os pacientes a atingir a máxima função e a mais alta qualidade de vida possível.


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08/ago/2021

A torção do tornozelo é bastante comum durante atividades físicas e ocorre quando o tornozelo se movimenta de maneira errada, provocando a lesão dos ligamentos presentes nessa área do corpo.

Como é difícil avaliar o grau da lesão imediatamente quando ela ocorre, é imprescindível parar com a atividade que esteja realizando assim que houver a torção no pé. Em seguida, aplicar uma compressa de gelo tão logo seja possível na região afetada.

Tenha o cuidado de retirar o calçado e qualquer outra coisa que possa estar sobre a área, pois a região tende a ficar inchada e avermelhada, sinais que só podem ser amenizados com o uso de gelo, que faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo, desta forma, o edema. Também evite sobrecarregar a região, como colocar o pé no chão.

As compressas devem prosseguir por três a cinco dias, com intervalo de duas horas entre cada uma, para ajudar a diminuir o edema e a consequentemente a dor.

Apenas um especialista é capaz de identificar a necessidade ou não de se fazer um exame de raio-X, até porque a torção do tornozelo, em alguns casos, pode vir acompanhada de uma fratura.

É importante respeitar os prazos de recuperação para que o tornozelo fique forte do ponto de vista anatômico e funcional. Quando os ligamentos não cicatrizam direito, pode ocorrer um quadro conhecido como instabilidade crônica, que pode levar a novas torções ao longo do tempo.

Porém independente da gravidade da lesão ou da intensidade da dor, não hesite em buscar orientação médica de imediato e relate todas as informações sobre o acontecido para obter um diagnóstico preciso para que seja prescrito um tratamento efetivo e uma recuperação mais rápida. Agende a sua consulta no Instituto Osmar de Oliveira e realize uma avaliação com os nossos especialistas para entender qual o melhor tratamento para o seu caso.


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01/ago/2021

O joanete, ou hálux valgo, é o nome dado a uma deformação que acomete os dedos dos pés. Os ossos e as articulações se desalinham e os dedos se desviam para o interior do pé.

A saliência é formada pela deformidade do osso, geralmente do dedão, e não por um crescimento ósseo nos pés, como muito é dito por aí. Como consequência, a distribuição do peso nos pés fica comprometida, o que pode prejudicar várias articulações do corpo.

Algumas atitudes diárias contribuem para o alívio da dor e do incômodo causadas pelo joanete. Confira e tente adaptar em sua rotina:

1 – Trocar os sapatos duros e apertados por modelos mais macios e folgados. Para as mulheres, evitar os saltos altos;

2 – Os protetores para joanetes podem ajudar a evitar que saliência óssea tenha atritos, consequentemente evitando o surgimento de feridas locais, absorvendo os impactos;

3 – O uso de palmilhas especiais contribui para evitar a inflamação óssea e a deformação característica, podendo ser uma boa opção para o dia a dia;

4 – Compressas de gelo no local podem ajudar a controlar a inflamação e diminuir a dor dos joanetes, uma vez que o gelo atua diretamente sobre a circulação sanguínea;

5 – Medicamentos tópicos podem ser usados no joanete durante a inflamação conforme indicação profissional. Aplique diretamente no local afetado para a ação anti-inflamatória.

A fisioterapia também é indicada em alguns casos, com exercícios que ajudam no alívio da dor e diminuição da inflamação, além de reabilitação do caminhar nos casos em que isso foi afetado pelo joanete.

Em raros casos em que esses tratamentos não surtam efeito, pode ser considerado o tratamento cirúrgico. Por isso a importância do acompanhamento médico. Agende a sua consulta no Instituto Osmar de Oliveira e realize uma avaliação com os nossos especialistas para entender qual o melhor tratamento para o seu caso.


26/jul/2021

O uso do gelo para diminuir o inchaço e a dor quando o tecido é danificado devido a trauma, a crioterapia é uma técnica que está sendo utilizada na medicina esportiva para cuidados agudos e pós-operatórios.

Sua indicação na fase inicial do tratamento anti-inflamatório é restrita principalmente ao controle da dor e do edema, além de causar uma diminuição do consumo de oxigênio consequente à lentificação do metabolismo, fenômenos que ocorrem devido à diminuição do potencial de ação, ou seja, menor transmissão de impulsos nervosos.

A crioterapia é apenas uma forma mais leve, sem medicamentos, de controlar a dor da inflamação e prevenir que o processo inflamatório chegue de forma exagerada. Mas é preciso ter cuidado, pois o abuso no uso pode ser prejudicial na recuperação de lesões e para a adaptação esperada com o treinamento esportivo.

As formas de aplicação são diversas, utilizando bolsas com gelo ou gel congelado, imersão em água gelada, massagem com gelo, além de sprays com efeito congelante. Todas elas devendo ser utilizadas em ciclos de 15 a 20 minutos a cada hora, orientadas pelo fisioterapeuta.

Existem algumas precauções para o uso, como evitar regiões com grandes nervos superficiais (por exemplo, no lado externo do joelho junto à cabeça do osso da fíbula), regiões sensíveis como extremidades de mãos e pés, e nunca dormir com uma bolsa de gelo junto a qualquer parte do corpo.

Desde que seja bem executada e devidamente orientada, o uso de gelo na fisioterapia é uma ótima alternativa para diminuição da dor.

Não deixe de buscar orientação profissional e em caso de dúvidas, entre em contato com o Instituto Osmar de Oliveira e agende uma consulta.


19/jul/2021

A reeducação postural global (RPG) é um dos métodos da fisioterapia que utiliza a técnica de ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos corporais, proporcionando equilíbrio entre as forças musculares e sua resistência, ajustando a postura e a capacidade de movimentação das articulações através de alongamento, tração e respiração.

O método fisioterapêutico do RPG auxilia no tratamento de patologias ortopédicas, neurológicas, reumatológicas, somáticos entre outros. Os principais benefícios que o RPG traz aos pacientes são:

  • Combater a dor nas costas;
  • Eliminar a dor braquial e ciática;
  • Melhor ajuste possível das deformidades da coluna vertebral;
  • Amenizar o processo degenerativo articular precoce;
  • Liberação de toxinas;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;

Para isso, o fisioterapeuta especializado na técnica realiza a análise de toda a condição do paciente, com a história do paciente (anamnese) e avaliação postural, para iniciar o tratamento adequado. Isso tudo é feito em conjunto aos exames médicos solicitados pelo médico ortopedista.

As sessões de RPG são realizadas individualmente, uma vez na semana e duram geralmente uma hora. Não tem restrições para idade e a duração varia de acordo com cada caso, já que não é indicado apenas para quem sente dor, mas é também para quem deseja ter uma boa postura, harmonia corporal, equilíbrio e flexibilidade.

Além dos exercícios, alguns equipamentos são utilizados como recurso provocando estímulos musculares para que o paciente mantenha a postura sem perder a força.

Se você tem sentido dores, percebido os seus ombros, pelve, joelhos e tornozelos desalinhados, possui problemas como a hérnia de disco ou outros questionamentos, entre em contato com o Instituto Osmar de Oliveira e agende uma consulta!


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O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

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