Como aliviar as dores posturais?

30 de julho de 2018 por Osmar0
postura.jpg

As dores causadas pela postura da coluna acontecem de forma frequente com as pessoas de uma forma geral. Essas dores podem atrapalhar na realização das tarefas do dia-a-dia e deixar o corpo cansado.

As dores posturais

As dores posturais são pequenos descuidos que cometemos com a postura de nossa coluna na realização das tarefas cotidianas. Mas há, também, a possibilidade de ser alguma coisa mais séria.

Quando não nos preocupamos com a postura do nosso corpo quando dormimos ou fazemos as tarefas de casa, ou trabalhando ou nos divertindo, a possibilidade de que esses maus hábitos diários levem à desvios anormais da coluna é bem maior.

A coluna desempenha funções importantes no nosso corpo como o suporte do peso corporal, proteção da medula e dos nervos espinhais, a flexibilidade e, a locomoção, além da postura ereta.

  • A coluna possui algumas curvaturas fisiológicas em sua forma estrutural:
  • Lordose/cervical;
  • Cifose/torácica;
  • Lordose/lombar;
  • Cifose/pélvica.

 

Quando a curvatura não é saudável?

Ela é prejudicial quando acontece o aumento das curvas da coluna de forma desproporcional ao corpo. Com a curvatura fora do normal pode acontecer uma hiperlordose, hipercifose ou tornando as curvaturas pouco evidentes, o que naturalmente trará repercussão para a saúde da coluna.

Com a postura da coluna desviada pode fazer com haja um uso incorreto das outras articulações que se encontram nos ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Com a postura fora do normal, o corpo busca uma forma de compensar, mudando sua postura em busca do equilíbrio perdido. Isso pode causar enrijecimento e encurtamento dos músculos com o passar do tempo, a mudança estrutural da coluna pode causar uma pressão entre as vértebras e gerar dores.

 

Como evitar a dor e os desvios posturais.

O excesso de peso representa para o sistema osteoarticular e as suas consequências são várias.

Desvios laterais da coluna são conhecidos como escoliose (à direita ou à esquerda) e podem acarretar transtornos vários para a musculatura e para o sistema articular.

O Pilates tem a vantagem em relação aos outros exercícios, pois ele trabalha com a estabilização de nossa coluna, fortalecendo os músculos profundos que são encontrados na coluna mantendo as vértebras e os elementos ligados a elas em uma posição correta. O Pilates auxilia no tratamento de doenças como as hérnias de disco espondilólise, protrusão discal e os desvios posturais.

Alongamentos são necessários, principalmente quando se mantem uma mesma posição por muito tempo.

Pilates é de grande valia para várias patologias como hérrnias, protrusões discais, desvios posturais, etc… uma vez que trabalhe músculos mais profundos. Os seus diferentes tipos de movimentos e o uso de seus equipamentos contribuem para o fortalecimento da musculatura e também na solução de problemas como minimização da dor.


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


instituto O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 37 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados