Como tratar a dor ciática?

6 de agosto de 2018 por Osmar0
ciatico.jpg

O que é dor ciática?

É uma dor contínua que se sente no nervo ciático, que tem início na parte lombar, passa pelas nádegas e termina nas partes baixas das pernas. Essa dor acontece quando esse nervo está inflamado por causa de uma compressão na parte externa, causada pelo deslocamento do disco intervertebral, pela hérnia de disco na coluna lombar ou por contratura do músculo piramidal.

A dor que atinge o corpo é uma queimação ou pontadas na parte de baixo da coluna e passa por todo nervo ciático, da parte mais profunda da coxa e/ou superficial da perna indo até o pé.

 

Tratamento

O diagnóstico pode ser feito através dos testes de Lasegue, SLR e Neural. O tratamento é feito com um programa fisioterapêutico de técnicas de fisioterapia manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica, estabilização vertebral e exercícios.

Através desse tratamento a mobilidade melhora o grau de mobilidade do músculo-articular, diminui a compressão que age nos discos, vértebras e facetas para ter espaço para os nervos e gânglios, fortalecendo os músculos da coluna vertebral com exercícios terapêuticos específicos.

 

Fisioterapia manual

O tratamento, frequentemente, começa com a fisioterapia manual para diminuir a dor e os espasmos musculares e aumentar a mobilidade dos tecidos nesse local. Esse procedimento auxilia a tornar mais fácil a realização de movimentos das articulações de uma forma que dura por mais tempo, através das técnicas de osteopatia, maitland, mulligan e mobilizações articulares.

 

Mesa de tração eletrônica

É um tratamento realizado com uma mesa de tração eletrônica que surgiu depois de décadas de financiamento de fabricantes de equipamentos terapêuticos. Os estudos foram feitos por cientistas americanos, que pensavam em técnicas mais eficazes para a tração da coluna, melhorá-la e trazer benefícios. Essas técnicas vêm sendo usadas com muito sucesso para tratar as discopatias e doenças degenerativas da coluna vertebral.

 

Mesa de flexão-descompressão

É um equipamento para o fisioterapeuta a obter total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral, conseguindo realizar os movimentos de flexão na coluna com mais facilidade por toda sua extensão fazendo movimento de látero-flexão e de uma rotação com a coluna.

 

Estabilização vertebral

É uma técnica realizada durante os primeiros 30 dias para ajudar a tornar os músculos da coluna mais fortes conseguindo mais estabilidade na coluna vertebral.

 

Para melhorar a eficácia do tratamento

Depois de terminar os tratamentos previstos no cronograma do tratamento da dor ciática com a fisioterapia manual, a mesa de tração eletrônica, mesa de flexão-descompressão, é importante continuar com exercícios que ajudam a manter a eficácia de todo o tratamento. É possível fortalecer a coluna e seus músculos fazendo exercícios de musculação ou fazendo pilates.

 

Musculação

Na musculação a opção eficiente e segura é um programa de exercícios que contenha os componentes da aptidão física relacionados à saúde que são potência aeróbica, força e flexibilidade.

 

Pilates

É um método para desenvolver o corpo uniformemente para melhorar a condição física e mental, através de movimentos que flexionam todo o corpo com alguns aparelhos e equipamentos.


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


instituto O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 37 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados