Crioterapia: o uso de gelo na fisioterapia

26 de julho de 2021 por Osmar0
Design-sem-nome-2.png

O uso do gelo para diminuir o inchaço e a dor quando o tecido é danificado devido a trauma, a crioterapia é uma técnica que está sendo utilizada na medicina esportiva para cuidados agudos e pós-operatórios.

Sua indicação na fase inicial do tratamento anti-inflamatório é restrita principalmente ao controle da dor e do edema, além de causar uma diminuição do consumo de oxigênio consequente à lentificação do metabolismo, fenômenos que ocorrem devido à diminuição do potencial de ação, ou seja, menor transmissão de impulsos nervosos.

A crioterapia é apenas uma forma mais leve, sem medicamentos, de controlar a dor da inflamação e prevenir que o processo inflamatório chegue de forma exagerada. Mas é preciso ter cuidado, pois o abuso no uso pode ser prejudicial na recuperação de lesões e para a adaptação esperada com o treinamento esportivo.

As formas de aplicação são diversas, utilizando bolsas com gelo ou gel congelado, imersão em água gelada, massagem com gelo, além de sprays com efeito congelante. Todas elas devendo ser utilizadas em ciclos de 15 a 20 minutos a cada hora, orientadas pelo fisioterapeuta.

Existem algumas precauções para o uso, como evitar regiões com grandes nervos superficiais (por exemplo, no lado externo do joelho junto à cabeça do osso da fíbula), regiões sensíveis como extremidades de mãos e pés, e nunca dormir com uma bolsa de gelo junto a qualquer parte do corpo.

Desde que seja bem executada e devidamente orientada, o uso de gelo na fisioterapia é uma ótima alternativa para diminuição da dor.

Não deixe de buscar orientação profissional e em caso de dúvidas, entre em contato com o Instituto Osmar de Oliveira e agende uma consulta.


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


instituto
O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados