A Medicina Esportiva é o ramo da medicina que cuida da aptidão física, do tratamento e da prevenção de lesões relacionadas à prática de esportes e exercícios. A Medicina Esportiva não é apenas reservada para atletas profissionais.
Quando você se machuca durante o exercício ou na prática de uma modalidade esportiva, você deseja voltar às suas atividades rotineiras e/ou atléticas o mais rápido possível. E aí entram os médicos especializados em Medicina Esportiva que poderão ajudá-lo tanto na prevenção como no tratamento de lesões e esse conceito é válido tanto para adultos como para crianças.
Atualmente a Medicina Esportiva não se resume à figura de um médico. Trata-se de uma especialidade médica que necessita de uma equipe multidisciplinar constituída por fisioterapeutas, profissionais de educação física, psicólogos e nutricionistas. Claro que a utilização de cada um destes profissionais vai depender da especificidade de cada caso.
Os médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física devem estar em sintonia para poder oferecer, respectivamente, as condições de evolução clínica de lesão, a reabilitação do quadro clínico e o desenvolvimento de programas para sustentar a reabilitação, assim como na prevenção de futuras lesões.
Ser ativo e praticar esportes é sabidamente importante para todos, tanto física como mentalmente, mesmo que haja um risco inerente de lesão.
As lesões mais frequentes na Medicina Esportiva são: entorses de tornozelo, lesões várias de joelho, tendinites, lesões na cartilagem, fraturas e concussões . Também devemos considerar quadros clínicos menos frequentes como Asma induzida por exercício, doenças causadas pelo calor e até distúrbios alimentares.
Devido ao aumento da prática de atividades esportivas em nosso meio, há a necessidade de oferecer todos os recursos para contemplar os objetivos de aumentar a sua performance.
Desenvolvemos então o que chamamos de CAP, ou seja Check-up, Avaliação e Performance, onde através da análise da anamnese clínica e laboratorial poderemos oferecer um programa de transformação pessoal tanto no aspecto físico como emocional.
Os praticantes de exercícios e de modalidades esportivas naturalmente tem mais chance de sofrer lesões e se você não tiver orientação suficiente a chance aumenta.
Essas lesões decorrentes das atividades esportivas estão relacionadas com o tipo de atividade física ou participação na atividade, condição física, uso de roupas e equipamentos , conhecimento e familiaridade com o exercício, antecedentes de lesões, frequência, intensidade e competitividade.
As lesões esportivas são mais frequentes nos esportes coletivos e de contato – futebol, basquetebol, voleibol e lutas em geral.
Esta avaliação realizada pelo Fisioterapeuta Esportivo tem como objetivo realizar uma análise criteriosa sob o ponto de vista físico, onde é q abordada as particularidades do atleta na sua modalidade esportiva. Esta análise busca a “Etiologia” (causa) diante do “Quadro Clínico” (sinais e sintomas) repercutindo na performance e se ultimando no afastamento do esporte. Desta forma, o diagnóstico cinético-funcional permitirá ao fisioterapeuta planejar o tratamento personalizado de acordo com as necessidades do paciente.
A avaliação é realizada após a consulta médica esportiva. O direcionamento do tratamento dependerá das informações de clínica médica e fisioterapêutica apresentadas da condição de saúde do atleta. Se necessário, serão efetuados em condições pré e pós-operatória.
São registrados em prontuário, a cada sessão finalizada, o controle evolutivo e as análises periódicas com recursos de fotos e vídeos e, também, através de questionários específicos, tudo validado na literatura científica, para melhor acompanhamento clínico e funcional.
A lesão no esporte que acomete o sistema musculoesquelético (músculos, ossos, articulações e tecidos associados), resultante da prática de uma modalidade esportiva, exercício ou atividade física, leva à dor, inchaço e limitação e/ou perda temporária da função.
As pessoas ativas, atletas e esportistas, querem se recuperar o mais breve possível de uma lesão e, para que isso ocorra, os profissionais da saúde envolvidos nesse processo têm buscado na literatura as melhores evidências para o tratamento e a resposta fisiológica mais efetiva a cada medicação, recurso físico, exercício terapêutico, manejo de carga e treino do gesto físico ou esportivo.
Uma vez diagnosticada a lesão por um Médico do Esporte, o Fisioterapeuta Esportivo terá, após sua avaliação cinético-funcional criteriosa, um planejamento adequado e, à sua disposição, ferramentas terapêuticas como os recursos físicos da eletrotermofototerapia (estimulação elétrica, calor, frio, ultrassom, laser, entre outros), técnicas de terapia manual, exercícios terapêuticos, agulhamento à seco, termografia diagnóstica, equipamentos e softwares para avaliação da força, flexibilidade, análise da biomecânica, questionários clínicos de controle e demais acessórios que forem necessários.
Minimizar a ocorrência de lesões em pessoas ativas, como atletas, esportistas ou público em geral, é um grande desafio aos profissionais da saúde envolvidos nesse processo. Com a popularização da prática de esportes e exercícios físicos regulares, a cada dia o número de lesionados aumenta. Devido a isso, os estudiosos nessa área têm apresentado ensaios clínicos com respostas mais apropriadas para o manejo das cargas impostas aos tecidos musculoesqueléticos. Além disso, os médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos e técnicos, se orientam para conduzir suas atividades profissionais com esse público.
O retorno do paciente à pratica do esporte, exercício físico ou atividade física regular pós tratamento fisioterapêutico, é um momento de muita cautela, principalmente por parte do praticante, pois se houver algum excesso de “vontade” ou exagero no volume, intensidade e período de descanso inadequados, todo o trabalho executado pode se perder. Portanto, respeitar o planejamento da equipe multidisciplinar, onde o passo a passo da transição “reabilitação-retorno” ao “esporte/exercício/atividade física” é de fundamental importância, pois minimiza a ocorrência de novos traumas ou lesões de natureza semelhante.
Especialistas graduados nas melhores Universidades do Brasil e parte do corpo clínico dos melhores Hospitais de São Paulo.
Localizado ao lado do parque da Água Branca, Allianz Arena e próximo do Metrô Barra Funda.
Consultas agendadas previamente via telefone, WhatsApp ou diretamente pelo site.
Consultas atendidas
Sessões de fisio