Estalos no joelho – Você já sentiu?

2 de maio de 2017 por Osmar0
shutterstock_104586299-1200x800.jpg



Estralos ou estalos na língua portuguesa, tem como definição o som ocorrido por um corpo que vibra de repente; crepitação; estalido.

Essa crepitação quando ocorre na articulação do joelho, não apresenta necessariamente um problema ou uma lesão.

As causas são diversas, sendo as principais: o atrito entre ossos presentes na articulação e a diferença de pressão do liquido articular que ocorrem normalmente durante o movimento.


O aumento progressivo de estralos especialmente associados a dor e/ou inchaço, devem ser investigados por evidenciarem alguma alteração patológica, principalmente apos algum trauma.

Quando ocorrem na cartilagem da patela, femur e tibia são chamados de condromalacia e condropatia. Lesões de meniscos, ligamentos e processos inflamatórios também podem gerar estalidos devido a incongruência articular sendo mais comum apos traumas.

O tratamento depende da causa e consiste desde o simples fortalecimento articular (exercicios e fisioterapia), medicamentos via oral e intra-articulares a até procedimentos cirúrgicos.


Portanto, o mais importante é descobrir a causa da crepitação. Somente assim pode se definir o tratamento a fim de evitar a piora e consequentemente garantir a sobrevida da articulação.

(Dr. Maurício Palmieri Darc – Ortopedista Especialista em Joelho do Instituto Osmar de Oliveira)


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


logo (1)

O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 37 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados