Fascite Plantar

16 de maio de 2016 por Osmar0

A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar e uma das principais queixas no consultório ortopédico.
Trata-se de uma inflamação na origem de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na planta do pé e que conecta o calcâneo (ponto de dor) aos dedos.

A fascite plantar ocorre quando há muita tensão ou uso excessivo da fáscia plantar, o que pode provocar dor e dificuldade para caminhar. Esta dor geralmente é pior pela manhã ou após atividade física intensa ou ao final do dia. Destes pacientes, 50% apresentam o “esporão do calcâneo” nas imagens radiográficas.

Alguns fatores aumentam as chances de haver tensão ou uso excessivo do tecido plantar do pé.

Eles incluem:

– Idade – é mais comum em pessoas na faixa dos 40 a 60 anos
– Pés com anormalidades. Pé chato, pé cavo ou qualquer outro problema nos pés pode predispor a ocorrência de fascite plantar.
– Calçados inadequados, com solas macias demais ou que não oferecem apoio suficiente à curvatura do pé.
– Ocupações. Algumas profissões exigem muito dos pés dos funcionários, a exemplo de operários, professores, atendentes e outras que passam a maior parte da jornada de trabalho em pé ou caminhando. Essas ocupações podem levar a um quadro de fascite plantar.

O tratamento é simples e depende da adesão do paciente. Para maiores informações, agende sua consulta para tirar dúvidas e livrar-se da dor.

(escrito por Dr. Marco Antonio Machado Filho / Ortopedia e Traumatologia)
ioo-banner-blog-especialidade-pe-e-tornozelo


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


instituto O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 37 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados

Clique para dúvidas ou agendamento