LESÃO DO MANGUITO

11 de abril de 2016 por Osmar0

A articulação do ombro possui um arco de movimento muito amplo, devido às características de sua articulação e presença de um grupo muscular que envolve a parte superior do osso do braço – “úmero”.

Este grupo muscular é chamado de Manguito Rotador, sendo que os tendões destes músculos se prendem na cabeça umeral. Formado pelos músculos Sub-escapular, Supra-espinhal, Infra-espinhal e Redondo Menor, são estes músculos que permitem uma grande mobilidade realizada pelo ombro.

Devido ao excesso de movimento, traumas ou degeneração pelo tempo, os tendões do manguito podem sofrer rupturas, onde o paciente apresenta dor na mobilidade do ombro; dor noturna e perda de força em determinados movimentos do ombro. Estas lesões são diagnosticadas por ultrassonografia ou ressonância magnética, sendo esta última melhor para avaliar o tamanho da lesão e comprometimento do tendão.

As lesões do manguito podem ser tratadas cirurgicamente na maioria dos casos, mas algumas delas podem ser resolvidas com fisioterapia e anti-inflamatórios. Por isso, ao realizar o diagnóstico de Lesão do Manguito procure um especialista habilitado para realizar seu tratamento.


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


logo (1)

O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 37 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados