Musculação para corredores – Dicas!

18 de julho de 2017 por Osmar0

Sempre que este assunto é abordado pelos meios de comunicação em matérias sobre cotidiano e treinamento dos corredores, uma pergunta é feita: corredores se beneficiam ou não com o treinamento de força realizado durante a temporada de treinos e competições?

Talvez o mais plástico dos órgãos do corpo humano, o músculo pode sofrer modificações em sua forma e função conforme a maneira como é utilizado e estimulado, tendo um papel fundamental na proteção e funcionamento do nosso aparelho esquelético, ou melhor, músculo esquelético. A maneira natural que a natureza encontrou para proteger nossos ossos e principalmente nossas articulações foi o desenvolvimento de músculos para cobrir estas estruturas mais frágeis.

O treinamento resistido, terminologia mais adequada para o treinamento de força, serve para o desenvolvimento dos músculos de todas as regiões do corpo, e com isso contribui para a proteção de ossos e articulações inclusive durante a prática esportiva. Em nosso meio, a forma mais comum e amplamente disseminada do treinamento de força é a musculação, mas outros meios também cumprem esta função como o Pilates, Yoga e até aulas de Mahamudra.

O treinamento de força deve abranger todos os grandes grupos musculares do corpo, incluindo membros inferiores e superiores mesmo para corredores. Normalmente os treinos são feitos com três a quatro séries variando entre dez e 15 repetições, mas isto depende muito da proposta do professor de educação física.

Portanto, corredores de rua, mantenham seus treinos de corrida, mas não se esqueçam de treinar força!
(Dr. José Marques Neto)


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


instituto O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 37 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados

Clique para dúvidas ou agendamento