Se mexer não é fazer exercício!

Embora não ficar parado seja importante, se mexer nem sempre significa realizar exercícios físicos. Afinal, existem algumas diferenças importantes entre atividade física, exercício físico e prática esportiva.

Tecnicamente, a atividade física consiste em qualquer contração do músculo esquelético que o faça realizar movimentos corporais ou gastar energia maior do que o nível de repouso. Isso significa que até mesmo os movimentos que você realizou com as mãos para chegar até este artigo podem ser considerados uma atividade física.

Para passar para a categoria de exercício físico, é preciso que a atividade ostente um planejamento, estrutura e repetições, resultando em um exercício contínuo. Por sua vez, a prática esportiva necessita envolver uma atividade de competição, institucionalizada e repetitiva que envolva esforços físicos e intensos, tendo como objetivo atingir o máximo desempenho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o ideal é que indivíduos adultos de até 65 anos realizem uma média de 150 minutos de exercícios físicos por semana, incluindo caminhadas diárias.

Siga-nos em nossas
redes sociais

O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061