Existe algo novo para resolver a minha dor nas costas?

6 de março de 2017 por Osmar0

Por Dr. Cezar de Oliveira

Esta é uma pergunta que várias pessoas fazem e que nós especialistas no tratamento das doenças da coluna, temos que ter a resposta, sempre colocando o que é possível, dentro das possibilidades do que se pode fazer no Brasil.

Recentemente estive na Spineweek, em Cingapura, uma grande oportunidade para saber o que temos de novidades, já que este encontro nos coloca em contato com conceituados profissionais do mundo, que dividem com todos as suas experiências, e expectativas frente as novas técnicas de tratamento e as que se consolidaram nos últimos anos, argumentando sobre os seus benefícios e dificuldades que surgiram e como foram superadas.

Dentro desse encontro além de todas as sociedades tivemos a participação do corpo médico da FIFA, demostrando uma preocupação muito grande com incidência das doenças da coluna em atletas profissionais e até nas categorias de base do futebol. O fato de até 30% dos jovens não seguirem carreira profissional por problemas na coluna, nos faz direcionar o foco na preparação destes jovens e o diagnostico precoce é extremamente importante.

Já em atletas profissionais e  atletas amadores o tratamento preventivo, a abordagem clinica e se necessário o tratamento cirúrgico de forma minimamente invasiva, neste caso o nosso conceito do tratamento das hérnias de disco, por via endoscópica, é eleito como a primeira escolha nesta patologia.

Muitos outros temas foram abordados, como disse anteriormente consolidando técnicas e nos colocando em contato com outras comunidades medicas do mundo oriental que pela proximidade estavam muito presentes e em maior numero que as sociedades que convivemos mais diretamente como a norte americana e a europeia. Os coreanos estão cada vez mais familiarizados com os procedimentos endoscópicos e abertos a discutir técnicas e abordagens, que com certeza vai acrescentar muito a nossa clinica diária e aos tratamentos a serem oferecidos aos pacientes.

A resposta para pergunta do inicio deste texto é SIM, temos novidades que com certeza, pode e vai melhorar a qualidade de vida de todos que sofrem de problemas da coluna.


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


instituto
O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados