Tendões e Ligamentos: Qual a diferença?

12 de novembro de 2020 por Osmar0
funiber-lesoes-futebol.jpg

Existem inúmeros ligamentos e tendões em todo o corpo. Os ligamentos e os tendões são feitos de tecido conjuntivo que diferem em sua função e podem ser rompidos ou sobrecarregados.

Os ligamentos ligam um osso ao outro; tendões ligam um músculo a um osso. Ambos, no entanto, são essenciais para a mecânica corporal adequada. Reconhecer os problemas nos ligamentos e tendões antes que se tornem lesões graves é a chave para desfrutar de uma vida ativa e sem dor. 

Como funcionam os ligamentos e tendões?

Os ligamentos são  como cordas, com uma série de cordões entrelaçados e duros que ligam os ossos. Os ligamentos também têm algumas fibras elásticas que permitem que a articulação se mova, mas não tanto que ela ultrapasse sua capacidade.

A articulação do joelho, por exemplo, possui quatro ligamentos principais, um de cada lado do joelho (ligamentos colaterais)e dois que correm na diagonal pela frente e por trás da patela (ligamentos cruzados). Esses ligamentos ajudam a estabilizar o joelho e impedem que ele se mova muito para a esquerda ou direita, para frente ou para trás.

Os tendões também são cordões resistentes, mas têm um pouco mais de elasticidade do que ligamentos. Quando um músculo se contrai, o tendão anexado puxa o osso para o movimento.

Prevenção nunca é demais…

Você pode até não ser atleta, mesmo assim, todo cuidado é pouco: antes, durante e depois da prática de atividades físicas, pois  a falta de orientação aumenta as possibilidades de realizar movimentos incorretos ou posturas inadequadas.

Às vezes, até um simples alongamento fora de hora, como o feito após os exercícios, pode prejudicar a performance, podendo causar uma lesão. Passar longe das temidas lesões requer cuidados especiais e o acompanhamento de um especialista. Entre em contato e agende uma consulta aqui no Instituto Osmar de Oliveira!


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


instituto
O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados