Torção do tornozelo? Saiba como cuidar!

8 de agosto de 2021 por Osmar0
Design-sem-nome-1.png

A torção do tornozelo é bastante comum durante atividades físicas e ocorre quando o tornozelo se movimenta de maneira errada, provocando a lesão dos ligamentos presentes nessa área do corpo.

Como é difícil avaliar o grau da lesão imediatamente quando ela ocorre, é imprescindível parar com a atividade que esteja realizando assim que houver a torção no pé. Em seguida, aplicar uma compressa de gelo tão logo seja possível na região afetada.

Tenha o cuidado de retirar o calçado e qualquer outra coisa que possa estar sobre a área, pois a região tende a ficar inchada e avermelhada, sinais que só podem ser amenizados com o uso de gelo, que faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo, desta forma, o edema. Também evite sobrecarregar a região, como colocar o pé no chão.

As compressas devem prosseguir por três a cinco dias, com intervalo de duas horas entre cada uma, para ajudar a diminuir o edema e a consequentemente a dor.

Apenas um especialista é capaz de identificar a necessidade ou não de se fazer um exame de raio-X, até porque a torção do tornozelo, em alguns casos, pode vir acompanhada de uma fratura.

É importante respeitar os prazos de recuperação para que o tornozelo fique forte do ponto de vista anatômico e funcional. Quando os ligamentos não cicatrizam direito, pode ocorrer um quadro conhecido como instabilidade crônica, que pode levar a novas torções ao longo do tempo.

Porém independente da gravidade da lesão ou da intensidade da dor, não hesite em buscar orientação médica de imediato e relate todas as informações sobre o acontecido para obter um diagnóstico preciso para que seja prescrito um tratamento efetivo e uma recuperação mais rápida. Agende a sua consulta no Instituto Osmar de Oliveira e realize uma avaliação com os nossos especialistas para entender qual o melhor tratamento para o seu caso.


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


instituto
O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados