VAMOS CORRER!

30 de agosto de 2016 por Osmar0
Nos últimos anos a pratica da caminhada e da corrida, tem crescido exponencialmente, devido aos resultados favoráveis na promoção de saúde.
 
Os riscos de algumas doenças crônicas, tais como, cardiopatias, diabetes e derrames (acidente vascular encefálico) podem ser reduzidos com sua pratica regular. Outros fatores também podem ser observados – redução do peso corporal, ansiedade, estresse, melhor disposição e rendimento no trabalho/lazer.

 

É recomendável que algumas precauções sejam tomadas, para que essa prática não se torne um peso na sua vida:

 

– Procure um médico para uma avaliação clinica;
– Os trajes esportivos adequados a pratica lhe trarão conforto e segurança (roupas leves e tênis adequados);
– Se nunca correu, inicie com uma caminhada leve a moderada 2 a 3 vezes na semana, 20 a 30 minutos em um local plano e arborizado;
– Programe em sua agenda os dias e horários mais adequados;
– Se possível procure um profissional de educação física para que possa lhe auxiliar na programação, avaliação e controle de sua pratica.

 

Seguindo as orientações de um profissional especializado e respeitando seus limites, pouco a pouco a caminhada moderada se tornará confortável, onde poderá iniciar uma corrida leve, com intervalos de caminhada, chegando à corrida continua.
Respeite seu corpo e não exagere, pois algumas lesões são comuns entre os praticantes e atletas de corrida (dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e pé). Atente-se as dicas continuas quanto ao pré-aquecimento (mobilizações das articulações, leves alongamentos, exercícios educativos e posturais), fortalecimento muscular, alimentação + hidratação adequada e repouso entre os treinos, para que sua prática seja mais eficaz e que atinja seus objetivos planejados anteriormente.
Escrito por: PEDRO LUIS FERREIRA – EDUCADOR FÍSICO E FISIOTERAPEUTA

Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


instituto
O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 39 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Últimos artigos publicados